Cardiologista Luís Eduardo de Senna fala sobre os cuidados com a saúde do coração no ‘Tribuna Cast’
Por Beatriz Dias
Publicado em 11/09/2025 16:57
Novidades
Foto: Bianca Vieira

O Tribuna Cast dessa quarta-feira (10) recebeu o cardiologista Luís Eduardo de Senna. Na entrevista com o locutor Claudio Florio, ele destacou a importância do Setembro Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil e no mundo.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 17 milhões de pessoas morrem todos os anos por complicações relacionadas ao coração e à circulação sanguínea. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são cerca de 400 mil mortes anuais, o equivalente a uma morte a cada 90 segundos.

 

O cardiologista explicou que muitas dessas doenças têm caráter silencioso, o que dificulta a detecção precoce.

 

“A hipertensão arterial é o principal exemplo. O paciente pode estar com a pressão muito alta e não sentir absolutamente nada. Por isso é chamada de assassina silenciosa. Além disso, problemas como a aterosclerose também evoluem sem sintomas, aumentando o risco de infarto e AVC”, alertou. 

 

Ao falar sobre as diferenças entre homens e mulheres, o médico destacou a influência do hormônio feminino.

 

“A mulher está protegida pelo estrogênio até a menopausa. Depois dos 50 anos, os números começam a se igualar aos dos homens”, explicou. “No entanto, atualmente, o estresse, o tabagismo e a dupla jornada têm aumentado a incidência de infarto entre mulheres.”

 

A alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios foram apontadas como pontos essenciais na prevenção.

 

“Hoje vivemos cercados de fast-food, mas precisamos estar atentos. A alimentação tem papel fundamental no controle do colesterol e da pressão arterial. A atividade física regular, seja aeróbica ou musculação, reduz riscos e melhora o condicionamento cardíaco”, reforçou.

 

Entre os sinais de alerta que merecem atenção, o médico citou: dor no peito, falta de ar em pequenas atividades, palpitações e inchaço nas pernas. 

 

Ao final da entrevista, o médico frisou a importância da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde.

 

“É importante procurar o cardiologista pelo menos uma vez por ano. Além de cuidar da alimentação, reduzir o consumo de açúcar, gordura e sal, e praticar atividade física. Uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana, já tira o paciente do sedentarismo. E, acima de tudo, cuide do bem-estar, evite o estresse e valorize a vida.”

 

Quem é Luís Eduardo de Senna

 

Luís Eduardo de Senna é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), e especializado em Cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. 

 

Atualmente, atua como professor de Clínica Médica na FMP, unindo sua experiência prática ao compromisso com a formação de novos profissionais de saúde.


 

O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!