A 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis (MAP), aberta nesta segunda-feira (03), será marcada por encontros entre o público e grandes nomes do cinema e da televisão brasileira. Entre os artistas confirmados estão Karine Teles, João Manoel e Alexandre Barillari, que participam de sessões e conversas que prometem aproximar diferentes gerações de produções e amantes do audiovisual. O MAP segue até sábado (08) ocupando diferentes espaços da cidade — como o Centro Cultural Sesc Quitandinha, o Teatro Imperial, o Centro de Cultura Raul de Leoni e o Cine Bauhaus – com oficinas, filmes, masterclasses e palestras.
Nesta terça-feira (04), às 14h, o ator Alexandre Barillari apresenta a fala “O processo criativo de um personagem”, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha. No cinema, Barillari atuou em três longas-metragens, entre eles “Amado” (2022), disponível no Globoplay, e aguarda o lançamento de “Melodia do Amor” e “Trânsito”. Atualmente, o filme “Juntos para Sempre”, adaptação do livro homônimo de Walcyr Carrasco, na qual interpreta um vilão inquisidor medieval. Na televisão, o vilão Guto, de “Alma Gêmea” (TV Globo) marcou sua carreira.
No mesmo dia, às 20h, no Cine Bauhaus, acontece a sessão Itinerâncias Brasil II, com a exibição do longa “Salve Rosa”, dirigido por Suzanna Lira, que contará com a presença da atriz Karine Teles, uma das mais premiadas e respeitadas intérpretes do país. Versátil entre cinema e televisão, Karine brilhou no remake de “Vale Tudo” como a personagem Aldeíde Candeias e conquistou a crítica com atuações em “Benzinho” (Grande Otelo de Melhor Atriz) e “Que Horas Ela Volta?”, indicado ao Oscar 2016 como representante do Brasil. “Riscado” lhe deu dois prêmios de melhor atriz – um Kikito no Festival de Cinema de Gramado (2011) e um Troféu Redentor no Festival do Rio (2010), mesmo prêmio que a consagrou novamente como atriz em 2016 com “Fala Comigo”.
Na quarta-feira (05), também às 20h, o Cine Bauhaus exibe “Trago Seu Amor”, de Claudia Castro, com a presença do ator João Manoel, personagem do filme. Nascido e criado em Nova Iguaçu, João tem 28 anos e iniciou sua formação teatral aos 14. Estreou no cinema em “Vizinhos” (2020) e, desde então, vem consolidando uma trajetória ascendente com papéis em “Um Ano Inesquecível – Inverno” (Prime Video, 2021) e “Tudo Por Um Pop Star 2”. É membro dos grupos Complexo Negra Palavra e Companhia de Teatro Íntimo, com os quais encena peças como “O Legado”, atualmente em cartaz no Rio de Janeiro.
“A presença desses artistas amplia o diálogo entre gerações e mostra que o cinema é um espaço de troca e aprendizado. Ver profissionais de trajetórias tão promissoras dos nossos alunos é um dos maiores ganhos da Mostra”, destaca Elaine Mayworm, professora do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II, um dos organizadores da Mostra.
A programação completa do MAP pode ser acompanhada no Instagram do evento em @mostrapetropolis.