O Tribuna Cast desta quarta-feira (13) recebeu Henrique Gonçalves, arquiteto e gerente comercial da Sola Construtora. O programa, comandado pelo locutor Claudio Florio, abordou o mercado imobiliário em Petrópolis, projetos da construtora e dicas para quem deseja investir em imóveis na cidade.
A Sola está no mercado há mais de 20 anos, e tem como objetivo tornar possível o sonho da casa própria. A construtora atua de forma integrada nos setores residenciais e comerciais, que vão desde a incorporação, construção até a comercialização de seus imóveis. Ao longo de sua história já entregou mais de 3.000 unidades, representando mais de 250.000 m² de área construída.
Henrique foi responsável por projetos de destaque na empresa, como o Solar do Barão, Península e Bosque Serrano. Durante o bate-papo, ele comentou sobre os desafios que teve durante a realização dos projetos.
“Em termos de licenciamento, o Solar do Barão foi um milagre, porque ele está a três metros da linha de atuação do Iphan e envolve questões complexas de reserva florestal. Já em termos de arquitetura, o mais difícil foi a Península. Tínhamos que atender as demandas dos terrenistas e respeitar a faixa de proteção do Rio Piabanha”, comenta Henrique.
Entre os lançamentos da Sola Construtora em 2025, Henrique destacou o Reserva Cremerie, que será lançado no dia 23 de agosto, na Casa de Portugal.
“São 112 unidades de apartamentos entre 56 e 62 metros quadrados, todos com vaga de estacionamento, área de lazer completa, piscina, playground, salão de festas, loja de conveniência e abastecimento de carro elétrico. As unidades custam a partir de R$ 335 mil”, diz o arquiteto.
Sobre as formas de pagamento, ele explicou: “Hoje praticamos 10% de entrada, mas se o cliente preferir, podemos dividir ou financiar até 90% pela Caixa Econômica Federal. Os outros 10% dividimos durante a obra, o que facilita o sonho da casa própria.”
Para quem deseja comprar um imóvel, a pesquisa e o planejamento são pontos fundamentais. “Pesquisem bastante. Busquem construtoras com parceiros financeiros, pois isso é uma segunda garantia. Um imóvel regularizado é crédito, dá segurança e facilita financiar ou vender”, alerta o arquiteto.
Henrique destacou também a importância de escolher construtoras que tenham parceiros financeiros sólidos. “Quando o empreendimento tem respaldo de bancos como a Caixa Econômica Federal, você sabe que o projeto passou por rigorosos processos de licenciamento e aprovação de crédito. Isso garante segurança jurídica e financeira”, afirma.
Portanto, dedicar tempo para pesquisar antes da compra é a melhor forma de evitar problemas, investir com segurança e transformar o sonho da casa própria em realidade.
O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.